Nossa UFAM

         A Universidade Federal do Amazonas é a primeira universidade brasileira, pois se originou da Escola Universitária Livre de Manáos, criada em 1909, sendo a Faculdade de Direito o elo entre estes dois momentos históricos. Este fato foi registrado, em 1995, no Guinness Book de Recordes.

        Constituída atualmente por 20 unidades de ensino, entre institutos, faculdades e uma escola, sua estrutura incorporou de início a Faculdade de Direito, remanescente da Universidade de Manaós, e as faculdades de Ciências Econômicas e de Filosofia, Ciências e Letras, unidades isoladas de ensino superior, criadas e mantidas pelo Estado. À essa estrutura juntou-se também, por doação do desembargador André Vidal de Araújo, o patrimônio da Escola de Serviço Social de Manaus. Já no final dos anos de 1990, outra unidade de ensino superior incorporou-se à estrutura da Ufam, a Escola de Enfermagem de Manaus, anteriormente mantida pela Fundação Sesp, do Ministério da Saúde.

      A partir de 2005, foram criados os cinco campi no interior do Estado do Amazonas localizados nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Parintins e Itacoatiara.

 

Missão

       Cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e o desenvolvimento da Amazônia.

 

Visão

  • Reconhecimento da excelência alcançada no ensino público, na produção científica e na contribuição para o desenvolvimento social. 
  • Servidores capacitados, valorizados e comprometidos com a missão. 
  • Infraestrutura adequada para a missão. 
  • Gerenciamento eficaz apoiado por informações dos processos administrativos, acadêmicos e técnicos.

Pesquisa