Com o tema “Produção saudável para a soberania alimentar”, a 26ª Agroufam coincide com a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Para celebrar a data, durante o evento será oferecida degustação de sucos verdes e receitas produzidas com cará orgânico.
 
O objetivo da feira, realizada há mais de dois anos no Hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), é comercializar produtos capazes de estimular o empreendedorismo e fortalecer a agricultura familiar de produtos regionais. Além de ser um local de comercialização de frutas, verduras, hortaliças, ovos, queijo, mel, artesanatos e produtos medicinais naturais, a feira é um espaço socioeducativo que estimula o intercâmbio de conhecimentos e a integração de saberes entre agricultores e comunidade acadêmica, além de estabelecer uma relação direta entre produtor e consumidor.
 
A Agroufam é promovida pelo Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/UFAM) e tem a participação de organizações não governamentais, Unidades de Conservação e Empreendimentos de Economia Solidária de ensino. A Feira é um projeto vinculado ao Parque Tecnológico para Inclusão Social: Rede de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica da Protec/Ufam.
 
Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Municipal de Abastecimento (Sempab) e Fapeam, que financia o Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (Prorural), apoiam o evento. Os produtos comercializados têm origem orgânica, graças aos cursos oferecidos pelo NUSEC para os agricultores.

Pesquisa