A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) está com inscrições abertas para seleção de candidatos em três programas de pós-graduação da Ufam: Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS), Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE) e Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI).

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia
O programa oferece 14 vagas para mestrado, sendo 11 regulares e três suplementares, esta voltada para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. As inscrições para a seleção estão abertas até 30 de agosto, e são presenciais na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social localizada no Campus Universitário, Bloco Mario YpirangaSala 08ICHL - Setor Norte, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h.
O PPGSS oferece as seguintes áreas de concentração: Serviço Social, Políticas Sociais e Sustentabilidade na Amazônia. Linhas de pesquisa:
Linha 1 - Questão Social, Políticas Públicas, Trabalho e Direitos Sociais na Amazônia
Linha 2 - Serviço Social, Diversidade Socioambiental e Sustentabilidade na Amazônia

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE
O PPG-BIONORTE oferece 100 vagas para o curso de doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro através do site www.bionorte.org.br. Além da Ufam, a recepção de inscrições e documentos ocorrem em outras instituições que fazem parte da rede BIONORTE: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Embrapa Rondônia, Universidade Federal de Roraima (UFRR), e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O curso de doutorado do PPG-BIONORTE será oferecido nas seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:
Área de concentração 1: Biodiversidade e Conservação
Linha de Pesquisa 1: Conhecimento da Biodiversidade;
Linha de Pesquisa 2: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade;
Área de concentração 2: Biotecnologia
Linha de Pesquisa 1: Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e
Bioprodutos;

Programa de Pós-Graduação em Informática
O PPGI disponibiliza 06 vagas regulares e 02 suplementares para o curso de doutorado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de agosto através do Requerimento de Inscrição preenchido de forma on-line no endereço eletrônico: www.ppgi.icomp. ufam.edu.br. (Edital completo disponível aqui).
O Exame de Seleção para o curso de Doutorado compreenderá as seguintes etapas:
I Etapa – Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
II Etapa – Análise do Projeto de Tese pela Banca Examinadora, de caráter eliminatório e classificatório;
III Etapa – Análise de Títulos e Cartas de Recomendação, de caráter classificatório.